Como escolher as tintas para paredes

10.01.2011 | 4 Comentário/s


pintura Como escolher as tintas para paredes

A tinta é um material relativamente barato, fácil de aplicar e com enormes possibilidades decorativas. Com tinta podemos renovar a aparência e decoração de um ambiente sem grandes reformas e sem gastar muito dinheiro. As opções vão desde uma tinta lisa (uma cor por quarto, ou em combinação de duas ou mais cores em diferentes paredes) até as diversas técnicas com efeitos decorativos (pátina, carimbos, etc.).

A tinta lisa proporciona um acabamento limpo à decoração, isso se a cor ou cores escolhidas são as corretas. Temos no mercado um grande número de qualidades e tipos de tinta, além de uma infinita variedade de cores para escolher.
Por isso, é importante fazer uma pausa e analisar as chaves para uma boa escolha.

Os dois fatores a considerar na hora de escolher a tinta são o tipo e cor.
pintura 1 Como escolher as tintas para paredes

Qual tinta escolher?


A escolha da tinta a utilizar dependerá do uso que daremos ao ambiente e do acabamento desejado. Algumas paredes em contacto com crianças, por exemplo, mais propensos a ficar sujas, precisam de um tipo de tinta para limpeza fácil.
Por isso, é importante conhecer todas as variantes.

Antes de prosseguir com os tipos de tinta, é importante esclarecer que deve-se sempre escolher pinturas de qualidade, mesmo sendo mais caras. As tintas de qualidade têm um maior poder de cobertura, permitindo assim economizar em demãos, menor tempo de aplicação de pintura e, com certeza, em tinta. Além disso, as tintas de qualidade sempre garantem uma cor uniforme e maior durabilidade ao longo do tempo.

pintura 2 Como escolher as tintas para paredes

Tipos de Tintas

Há dois grupos básicos de tinta:

Tintas à base de água (látex)
As tintas de óleo (esmaltes).

Por sua vez, essas pinturas podem ser divididas de acordo com o tipo de acabamento:

• Acetinado (baixo brilho ou brilho intermediário)
• Mate ou foscas (sem brilho)
• Brilhantes

Tintas acetinadas

As tintas acetinadas têm um acabamento sedoso, agradável à vista e ao toque, e são facilmente laváveis, embora mais caros que o resto. Tanto as tintas à base de água (látex) e óleo (esmaltes) vêm com um acabamento acetinado.
As tintas brilhante à base de água são ideais para as paredes, enquanto os esmaltes são utilizados para aberturas de madeira, e metais.

Se gostarmos do acabamento acetinado, é necessário saber que as tintas acetinadas são susceptíveis de marcar as imperfeições da parede, por isso recomendamos uma preparação exaustiva das paredes e uma aplicação com mão de obra especializada, além de ser aconselhadas apenas para paredes novas ou em excelente estado. Também devemos ter em conta que são de secagem rápida, por isso sua aplicação deve ser evitada em dias de calor e umidade extremos.

Tintas látex e esmaltes também estão disponíveis com acabamento fosco. O látex fosco é o mais utilizado em paredes, reboques, e gesso. É mais barato, disfarça as imperfeições (ideal para paredes antigas e irregulares) e exige menos preparação da superfície. A desvantagem é que não é tão brilhante como a pintura lavável.

Pinturas foscas (mate)

Esmaltes mate são usados apenas em esquadrias, madeira e metais. São menos resistentes à fricção e à lavagem que os acabamentos acetinados e brilhantes.

pintura 3 Como escolher as tintas para paredes

Pinturas brilhantes

As pinturas brilhantes são sempre em base de óleo e não se utilizam em paredes, mas em esquadrias de madeira e metais. Excepcionalmente se utilizam para paredes em locais públicos, escolas, hospitais, etc. São resistentes, totalmente laváveis, mas não muito decorativas.




Espero que estas dicas ajudem na hora da escolha da sua pintura!!


4 Comentários: | Refrescar Página

  1. hed santana disse:


    minha sala não é grande, agora esta pintada de creme e uma peq parede de textura rustica na cor amarelo ouro gostaria de ter uma opção de uma cor pr eu poder trocar a minha tinta da sala e vou fazer uma reforma no quarto do meu filho que tem 6 anos ele que azul me envie uma cor de zul que combine pr men


  2. DANIELE DA SILVA disse:


    queria pintar a minha sala de branco, mas com aquela tinta que dar pra limpar a sugeira de crianças tipo marcas de mão como seria o nome dessa tinta obrigada
    mas queria que ficase brilhando


  3. ADM disse:


    Olá Daniele, bom dia.
    Olha este artigo de um parceiro que pode te ajudar.
    http://cantinhodascasadas.com/sua-casa/existe-decoracao-melhor-que-essa-para-o-quarto-das-criancas

    Atte,
    Equipe Decopaixão


  4. Arliangela da silva disse:


    Boa Tarde, Eu queria pintar meu quarto, so q ele é pequeno e eu sou casada ai eu gostaria de pintar uma cor que desse um destaque e uma suavidade.


Comentário

Seu e-mail nunca será publicado nem compartilhado.

  • Facebook
  • RSS
  • Twitter

Recomendamos

  • Ir para www.cantinhodascasadas.com

Cadastre-se!

Receba os melhores artigos de decoração por e-mail: